Abastecimento de Água

Mananciais

Ribeirão Baguaçu

O Ribeirão Baguaçu nasce em uma pequena mina de rocha na divisa de Araçatuba com os municípios de Braúna e Coroados e deságua no Rio Tietê. Passa pelas cidades de Braúna, Bilac e Birigui antes de chegar a Araçatuba, onde é responsável pelo abastecimento de 50% da população.

A captação da água é feita em uma região onde o ribeirão faz uma grande curva, dentro do espaço onde fica a sede da GS Inima SAMAR. De lá, a água bruta é bombeada para duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2), onde recebe tratamento e é distribuída para os reservatórios situados pelos bairros da cidade.

Rio Baguaçu
Rio Baguaçu

Aquífero Guarani

Hoje 10% da água consumida pela população de Araçatuba é captada por meio de dois poços profundos perfurados no Aquífero Guarani, o maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo. Com cerca de 1,3 mil metros de profundidade, os poços captam a água a 500 metros, que é resfriada antes da distribuição. Cristalina, a água captada por esses poços profundos é própria para consumo humano.

O poço localizado no Jardim Ipanema (em funcionamento desde 1994) abastece 40% da cidade em conjunto com a ETA Tietê. Com vazão atualmente de 170 mil litros por hora, o poço funciona 21 horas por dia, produzindo mais de 110 milhões de litros por mês para abastecer 56 bairros da Zona Norte de Araçatuba em conjunto com a ETA Tietê. Antes da distribuição, essa água recebe cloro e flúor.

O poço localizado no Jardim Jussara (em funcionamento desde 2000) recebe apenas cloro, já que sua água tem flúor naturalmente. Produz 180 milhões de litros por mês para atender 5% da população.

Aquífero Guarani
Aquífero Guarani

Rio Tietê

O Rio Tietê nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, e deságua no Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Banha 62 municípios ribeirinhos em seis subbacias hidrográficas: Alto Tietê (Região Metropolitana de São Paulo), Piracicaba, Sorocaba/Médio Tietê, Tietê/Jacaré, Tietê/Batalha e Baixo Tietê. A região de Araçatuba fica no Baixo Tietê.

Sete meses depois de assumir os serviços de água e esgotamento sanitário de Araçatuba, a GS Inima SAMAR inaugurou a terceira Estação de Tratamento de Água do município: a ETA Tietê José Marques Lopes, tornando Araçatuba a primeira cidade não ribeirinha a captar água para abastecimento público no Rio Tietê. Foram investidos cerca de R$ 5 milhões na ETA que tem capacidade para produzir 720 milhões de litros de água por mês e assim garantir o abastecimento dos moradores de 56 bairros da Zona Norte.

Rio Tietê
Rio Tietê
Rio Tietê
Rio Tietê
Rio Tietê
Rio Tietê
Rio Tietê
Rio Tietê
Coletador
Coletador