Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba

Água

Tratamento

Para que a água chegue até sua casa, própria para o consumo e livres de doenças, é preciso que ela receba tratamento. A água in natura nem sempre é boa para o consumo, ela pode estar poluída e até contaminada.

Água Poluída: que apresenta impurezas, como os detritos encontrados nos rios. Essa água pode ser tratada para tornar-se potável.

Água Contaminada: que contém impurezas nocivas, normalmente imperceptíveis por não apresentarem cheiro, cor, nem alteração de textura. Mas provocam várias doenças e se transforma em vetor de epidemias. A água contaminada não pode de forma alguma ser utilizada pela população.

As empresas de saneamento como a SAMAR analisam constantemente a água dos mananciais que utilizam para, em seguida, definir o tratamento mais adequado. Sistemas de filtragem, decantação e floculação podem ser utilizados para remoção de elementos, mas, quase sempre, há a necessidade de se adicionar à água alguns elementos químicos, fundamentais para garantir sua potabilidade e, consequentemente, a saúde e o bem estar da população.

As etapas de tratamento passam pela mistura rápida, com a adição de produtos químicos. Em seguida, acontece a filtração para remover flocos residuais, em unidades idênticas às usadas na decantação.

Em Araçatuba, a SAMAR utiliza na ETA-I e ETA-II, o seguinte método de tratamento:

Captação > Floculação > Decantação > Filtração

  1. A água do Baguaçu é captada por bombas para os tanques
  2. Na primeira fase do tratamento, a água é misturada com sulfato de alumínio, que promove a aglomeração de impurezas e micróbios e acelera a coagulação. Esse é o processo de Floculação, no qual a água é movimentada, fazendo com que as impurezas se aglutinem ainda mais.
  3. Na fase de Decantação, as impurezas aglutinadas afundam e permanecem no fundo do tanque, separando-se da água.
  4. Em seguida, a água passa por um filtro de areia e carvão que retira as impurezas que ainda restam.
  5. Logo após, a água recebe cloro, cal e flúor. O cloro mata as bactérias e microorganismos presentes na água, evitando doenças e mantendo-a saudável até que chegue às torneiras. O cal é utilizado para corrigir o pH (índice de acidez) da água. E o flúor auxilia a redução das cáries dentárias, principalmente durante a idade da formação dos dentes (até aproximadamente 14 anos).
  6. Finalmente, a água tratada é bombeada para os reservatórios, situados nos pontos mais elevados da cidade, até chegar a população. A SAMAR conta com diversos reservatórios espalhados em pontos estratégicos da cidade para garantir a regularidade no abastecimento de água.

fachada-ETA-Tietê

De forma distinta das estações ETA- I e ETA-II, a ETA-Tietê, inaugurada em junho de 2013, opera com o sistema de tratamento por flotofiltração, considerado uma alternativa de tratamento de água moderno, compacto e eficaz. Esse processo é recomendado para tratar água bruta com baixa turbidez e eventual presença de algas. Atualmente, são apenas 20 instalações que operam no Brasil no sistema de flotofiltração.