Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba

Atendimento

Perguntas Frequentes

Conheça as respostas às questões mais frequentes feitas pelos clientes da SAMAR.

Qual a finalidade do flúor na água?

O flúor na água é muito importante, principalmente para as crianças, pois ajuda a prevenir as cáries dentárias.

Preciso filtrar a água que recebo em minha casa?

A água que chega às torneiras de sua casa já está tratada e própria para consumo. Ela é potável e livre de impurezas. Se você quiser utilizar o filtro, lembre-se de mantê-lo sempre em boas condições, seguindo as instruções do fabricante. É necessária a limpeza periódica do filtro: o mau uso pode afetar a qualidade da sua água.

A água que recebo, com gosto de cloro, é prejudicial à saúde ?

Ao contrário: o cloro é sinal de água saudável. O cloro é responsável pela ausência de bactérias e de microorganismos que fazem mal à saúde. A utilização do cloro na água tratada é uma determinação do Ministério da Saúde. Para minimizar o gosto do cloro, coloque por algum tempo a água em um recipiente aberto na geladeira.

Por que a água de minha casa as vezes fica branca?

Isso não é excesso de cloro como muita gente pensa. Quando a água sair branca da torneira, não se preocupe: essa coloração ocorre quando formam-se pequenas bolhas de ar na rede de água. O cloro é incolor e não causa essa coloração. Isso não afeta em nada a qualidade da água. Deixe a água “descansar” por alguns instantes em um recipiente transparente: você verá que água volta a ficar cristalina.

É importante limpar periodicamente a caixa d´água ?

Para que sua água mantenha-se potável, é fundamental limpar a caixa d´agua no mínimo a cada seis meses. Sempre verifique se a sua caixa está bem tampada. Jamais lave sua caixa d´água com sabão ou detergente: utilize apenas bucha ou escova com água sanitária. Olhar sempre as condições da caixa d´água, verificando rachaduras e se a bóia está em boas condições. Fazer o mesmo para a cisterna.

Como solicitar uma ligação de água e esgoto?

Você deve comparecer a um dos postos de atendimento da SAMAR, de segundas às sextas, das 9h às 16h e ter em mãos os seguintes documentos:

Como solicitar extensão de rede de água e esgoto?

Você também deve comparecer a um dos postos de atendimento da SAMAR, no horário de atendimento, com os seguintes documentos:

Quais os documentos necessários para pedido de ressarcimento de danos?