Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba

Comunidade

Nossa cidade

Araçatuba é cidade sede da 9ª Região administrativa do Estado de São Paulo e importante centro comercial de uma região composta por 42 municípios, onde vivem mais de 750 mil habitantes.

Localizada na região noroeste do Estado, a 534 quilômetros da capital, o município tem uma população de 182.204 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2009.

A história de Araçatuba – como a de muitas cidade do interior – começou com a chegada da estrada de ferro, em 1908. Nascida de uma clareira aberta na mata, onde foi estacionado um vagão que servia de dormitório para os trabalhadores da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Araçatuba foi ponto de pernoite de trens nas décadas de 20 e 30 e desenvolveu-se com a chegada dos imigrantes italianos e japoneses. Foi grande produtora de café e algodão, antes de firmar-se como polo de produção de gado de corte a partir da década de 40.

Conhecida nacionalmente como a “Capital do Boi Gordo” por causa do grande ciclo da pecuária entre as décadas de 40 e 90, hoje, além de ser referência na seleção genética de várias raças bovinas – especialmente o Nelore -, Araçatuba destaca-se também como grande produtora de cana de açúcar, exportando etanol e açúcar para várias partes do mundo.

O setor sucro-alcooleiro, em plena expansão, abriga mais de 30 destilarias na região e Araçatuba é sede da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia – um dos grupos mais representativos da categoria em todo o Brasil.

Sua posição geográfica a coloca na zona tropical do hemisfério sul, com predominância do clima quente e semiúmido praticamente ao longo de todo o ano.

Rota do Gasoduto Bolívia-Brasil, a região de Araçatuba já conta com um centro distribuidor em Bilac, que oferece gás natural para indústrias e empresas que se instalam na região. Vantagens como essa atraem cada vez mais indústrias para o município, que já conta com nove parques industriais.

Localizada no “coração do Mercosul” – a meio caminho entre a Grande São Paulo, os estados do Centro-Oeste brasileiro e os países do Mercosul -, Araçatuba tem posição privilegiada a 15 km da margem esquerda do rio Tietê, com acesso à hidrovia Tietê-Paraná, que já tem 2.400km de águas navegáveis. O porto fluvial do município é um dos maiores do Estado de São Paulo e conta com um grande parque industrial em suas imediações, que está sendo ocupado por empresas interessadas em investir no transporte pela hidrovia.

O Rio Tietê, de águas cristalinas no interior de São Paulo, também traz o turismo. A cidade conta com uma grande rede hoteleira, com mais de 2.500 leitos, e 12 clubes recreativos. Nas margens do Tietê e seus afluentes, uma prainha municipal, ranchos, resort e clubes turísticos são os atrativos nos finais de semana.

Além do rio, Araçatuba apresenta como infra-estrutura de transporte, a rodovia Marechal Rondon (SP-300), totalmente duplicada, além de ferrovia (Novoeste) para transporte de cargas e aeroporto internacional com vôos diários para São Paulo e conexões para várias capitais brasileiras.

Área: 1.330 quilômetros quadrados

Limites: Rio Tietê, Santo Antônio do Aracanguá (norte), Birigüi (leste), Bilac (sudeste), Gabriel Monteiro (sul), Guararapes (oeste)

Altitude: 398 metros acima do nível do mar

Clima: Quente e seco

Distância de São Paulo: 534 quilômetros

Principal manancial: Ribeirão Baguaçu

Rio: Tietê.

Córregos: Machado de Melo, Machadinho, dos Espanhóis, dos Tropeiros, Pavan, Bela Vista, Paquere (ou Jacó), Água Funda, Alvorada e Três Sete.