Colaboradores da SAMAR realizam doação de sangue em Araçatuba

Os colaboradores da SAMAR participam trimestralmente de campanhas de doação de sangue em Araçatuba. A primeira ação do ano, realizada nesta quinta-feira (28), contou com a cooperação de voluntários do setor de Leitura da concessionária. As doações de sangue, que são usadas em transfusões e procedimentos hospitalares, devem reforçar os níveis do hemocentro da cidade, que abastece hospitais públicos e particulares da região.

Já experimentou ser um doador?

A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao seu organismo. Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado e pode ser utilizados em diversas situações clínicas.

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue. Os requisitos para doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde;

  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;

  • Pesar no mínimo 50kg;

  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar;

  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

    Galeria de Fotos

  • Colaboradores da SAMAR realizam doação de sangue em Araçatuba