ETA TIETÊ é a primeira estação de tratamento de água do Grupo a conquistar as certificações do SGI, ISOs 9001, 45001 e 14001

ETA TIETÊ É A PRIMEIRA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA  DO GRUPO GS INIMA BRASIL A CONQUISTAR AS CERTIFICAÇÕES DO SGI – SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISOs 9001, 45001 e 14001

 

A GS Inima Samar está dando um passo à frente na aquisição de novas certificações. Em dezembro a estação de tratamento ETA Tietê passou por um rigoroso processo de certificação do SGI – Sistema de Gestão Integrada com zero não conformidade nas ISOs 9001, importante norma internacional que trabalha a gestão de qualidade, ISO 14001, de gestão ambiental para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e a ISO 45001, norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.

 

O trabalho conduzido pela equipe de QSMS e escritório externo de auditoria Bureau Veritas, coloca a GS Inima Samar como concessão pioneira do grupo a certificar uma estação de tratamento. Segundo Renato César A. da Silva, Coordenador das áreas de QSMS a unidade conquistou 100% de conformidade e contou com o empenho de toda a equipe no cumprimento de uma série de requisitos, regulamentos, legislações, além de exigência de caráter normativo e aplicáveis ao negócio. “A certificação fortalece a cultura organizacional e com isso reforçamos nosso compromisso em zelar pela qualidade de nossos produtos e serviços, garantindo um ambiente seguro e respeitando as questões ambientais na execução e gestão de boas práticas que conduzem a uma melhoria contínua e geram impactos positivos na satisfação do cliente”, declara.

 

Essa certificação, faz parte da estratégia de negócio do Grupo de reduzir riscos associados ao meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores e circunvizinhança, além  de melhorar seu desempenho, evitar desperdícios e atender as exigências do mercado,  que cobra cada vez mais das organizações a implantação de rotinas de trabalho sustentáveis.

 

Com o desafio da certificação cumprido, a GS Inima Samar conta com o apoio da direção do Grupo para colocar em prática os planos futuros: ampliar o sistema de gestão integrada nas demais unidades da Concessão. “Além de todo ganho interno, que nos habilita a conhecer e controlar nossos processos, métodos e técnicas e com isso ter condições de retroalimentar as informações, tornando-nos muito mais eficientes, o SGI une a preocupação da organização com a qualidade dos resultados somado a saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e responsabilidade social”, destaca Rondinaldo de Lima, Diretor Técnico da GS Inima Samar. 

 

Processo

 

O sistema de gestão integrada foi implantado inicialmente no complexo produtor Tietê, a certificação no SGI - sistema de gestão integrado garantiu a certificação nos sistemas de qualidade (ISO 9001), Saúde e Segurança (ISO 45001) e Meio Ambiente (ISO 1400).

 

A auditoria foi realizada nas áreas de operação, eletromecânica, gestão de pessoas, suprimentos e comercial. O processo contou com entrevistas aos colaboradores sobre plano de trabalho, acompanhamento de produção, avaliação de infraestrutura e verificação de documentos e registros.

 

    Galeria de Fotos

  • ETA TIETÊ  é a primeira estação de tratamento de água do Grupo a conquistar as certificações do SGI, ISOs 9001, 45001 e 14001