GS Inima Samar investe em tecnologia que permite inspeção por vídeo dentro de tubulações das redes de esgoto

A partir de agora, a GS Inima Samar passa a contar com um aliado nos serviços relacionados as redes coletoras. Trata-se do seesanake, um equipamento para realização de diagnósticos através de filmagens em redes de esgoto.

As equipes da GS Inima Samar chegam a atender, por dia, até 15 chamados relacionados a serviços nas redes coletoras, muitas delas em decorrência de extravasamento de esgoto, mas que vão além de apenas um entupimento. “Obstruções e extravasamentos podem ser causados por diversos fatores, desde o mau uso do sistema até o rompimento ou vazamentos em conexões”, comenta o coordenador de manutenção da GS Inima Samar, Nilson Nery.

Antes, os serviços eram realizados sem o conhecimento do que provocou o problema e, em algumas vezes, sem o conhecimento da localização exata do problema.  A “endoscopia” nas tubulações acontece por meio da inserção de um cabo com uma câmera acoplada, conectada a uma central multimidia que possibilitam inspecionar, em tempo real, por meio de um monitor o trecho desejado, registrando fotos, vídeos e notas de áudio.

A nova tecnologia trouxe mais assertividade e agilidade nos serviços. “Conseguimos atuar no ponto exato do problema, com informações como diâmetro, profundidade e o material utilizado. Com isso, reduzimos as dimensões das valas e, consequentemente, um menor trecho a ser pavimentado. Ainda conseguimos avaliar todo o trecho, evitando a os retrabalhos”, destaca o coordenador.

 O seesanake ainda permite a identificação de redes não cadastradas, poços visitas encobertos e identificação de ligações clandestinas.

 

 

    Galeria de Fotos

  • GS Inima Samar investe em tecnologia que permite inspeção por vídeo dentro de tubulações das redes de esgoto
  • GS Inima Samar investe em tecnologia que permite inspeção por vídeo dentro de tubulações das redes de esgoto