SAMAR inicia a instalação de novas redes na região do Jardim Moreira

A empresa também entregou hoje uma outra obra no bairro: a construção de cerca de 700 metros de um novo emissário de esgoto para substituir a antiga rede que provocava vazamentos.

 

A SAMAR e a Prefeitura de Araçatuba iniciaram na manhã desta terça-feira (28/05), durante evento que reuniu moradores do bairro e autoridades municipais, uma grande obra nos bairros Jardim Moreira e Jardim Etharari: quase oito quilômetros de novas redes de água e esgoto vão ser instalados nos dois bairros, substituindo as redes atuais que foram construídas muito rasas e não permitem o asfaltamento das ruas. Durante a solenidade para início da obra, o presidente da SAMAR, Paulo Roberto de Oliveira, destacou a importância desse investimento para a melhoria dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. “Como as redes existentes são muito rasas, a 30 centímetros do solo, há constantes rompimentos. As novas tubulações serão adequadas e assim conseguiremos padronizar todas as ligações dos imóveis”, destacou.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, comentou sobre a complexidade desse serviço e ainda anunciou mais melhorias. “A SAMAR vai fazer essa obra com o sistema em funcionamento para impactar o mínimo possível o abastecimento da população. Após a instalação das novas redes, o bairro poderá receber o asfalto. O município reconhece a dedicação da SAMAR, que serve como modelo de concessionária em todo país por estar comprometida em trazer melhorias para a população”.

Sobre a obra:

A obra inclui a instalação de 8 mil metros de novas de redes, além de 700 novos ramais de chegada aos imóveis e mais 43 poços de visita (PV). O investimento é necessário para corrigir a profundidade das tubulações nas ruas. Por serem muito rasas, a 30 centímetros do solo, os rompimentos nos dois bairros são mais frequentes. Outro problema, é que as ruas não podem receber a aplicação da massa asfáltica, já que a profundidade ideal seria, de mínimo, 1.30 metros. Após a conclusão das obras da SAMAR, a prefeitura realizará a pavimentação do local.

Devido às novas redes, todas as instalações de hidrômetros terão de ser adequadas de maneira que fiquem na frente dos imóveis, conforme o modelo padrão das ligações. A SAMAR realizará esse serviço sem custo para os moradores. E isso facilitará o trabalho dos leituristas, que mensalmente realizam a verificação dos aparelhos para medir o consumo de água.

Para realizar essas obras, a SAMAR terá de fazer constantes interdições de ruas e até interrupções de abastecimento. Os procedimentos deverão ser comunicados por trechos afetados. Por isso, a SAMAR orienta a todos os moradores dessa região a realizar a atualização cadastral, para que possam receber mensagens sobre as interdições e interrupções de abastecimento.

 

Mais uma obra concluída no Jardim Moreira

 

A SAMAR concluiu na segunda-feira (27/05) a obra emergencial para substituir a tubulação antiga de esgoto no Jardim Moreira, que havia sido rompida devido às erosões do solo.  A obra, que teve início no dia 26 de abril, resultou na instalação do novo emissário de cerca de 700 metros  rua José Guerra, na margem direita do córrego Machadinho.  A tubulação seguiu até a rua Urbano Trevelin no cruzamento com a Avenida Café Filho, no Jardim Iporã. Ainda foram construídos 10 poços de vistas.