Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba

Notícias

SAMAR comemora Dia Mundial da Água com palestra e apresentação de alunos

Publicado em

Nesta quarta-feira (22/03), a SAMAR- Soluções Ambientais de Araçatuba, comemorou o Dia Mundial da Água com a realização de um grande evento que reuniu estudantes, secretários municipais, vereadores, representantes de escolas de Araçatuba, a Ong Clube da Árvore e imprensa.

O evento foi iniciado com a apresentação do coral formado por estudantes do sétimo ano da Escola Estadual Ezequiel Barbosa que cantou o tema Planeta Azul.

Durante a solenidade de abertura, o gerente de operações da SAMAR, Fernando Torres, mencionou que o principal desafio da empresa é combater o desperdício de água. “Estamos atuando na diminuição das perdas no município. Assim que a SAMAR assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município o índice de perdas era de 49%. Hoje já estamos abaixo de 40% e vamos continuar trabalhando para que esse número diminua ainda mais”.

O secretário Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Petrônio Pereira de Lima, destacou a importância dos trabalhos de educação ambiental para a preservação da água e o meio ambiente.

A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, destacou a importância do trabalho da SAMAR para a cidade de Araçatuba e parabenizou as ações realizadas em homenagem ao dia da água.

O convidado da SAMAR, Lupércio Ziroldo Antonio- Diretor do DAEE, e Governador do Conselho Mundial da Água, ministrou palestra destacando a importância de ações que são realizadas no mundo sobre o tema. Lupércio mencionou que em 2018 o país sediará o Fórum Mundial da Água, considerado o maior evento de água do planeta e destacou a importância da discussão de políticas regionais para a preservação e o uso consciente das águas que fazem parte da nossa região. “Nossa região é privilegiada porque está localizada numa grande bacia hidrográfica. A água é um assunto que deve ser discutido constantemente em todas as esferas, pois só há desenvolvimento onde existir água”, destacou.

 SAMAR lança 4º Concurso de Desenho Ambiental

O evento foi encerrado com o lançamento oficial do 4º Concurso de Desenho Ambiental da SAMAR, que este ano tem como tema “Ribeirão Baguaçu, riqueza de Araçatuba.  O concurso anual de desenho é voltado para crianças com idade entre seis e dez anos, matriculadas nas escolas das redes municipal e estadual do município, além de escolas particulares.

Para participar do concurso o aluno deve entregar um desenho, em papel A4 no formato paisagem, junto com a ficha de inscrição para o setor de Comunicação SAMAR. Três desenhos são selecionados pela comissão julgadora (formada por autoridades municipais, Agência Reguladora, imprensa e gerentes da SAMAR), sendo que o primeiro colocado é divulgado na campanha da SAMAR em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

O autor do desenho vencedor será premiado com um hoverboard. O segundo lugar receberá um notebook e o terceiro, um smartphone. As premiações serão realizadas durante evento da SAMAR na Semana do Meio Ambiente, em junho de 2017, com a participação das escolas, autoridades, Agência Reguladora e imprensa. Anualmente o concurso recebe aproximadamente dois mil desenhos. Todas as escolas inscritas participam do programa de Educação Ambiental da SAMAR que envolve visitação na unidade de Tratamento de Água e palestra sobre o uso consciente da água.

A Secretaria de Educação de Araçatuba, Silvana Souza e Souza, garantiu que todas as escolas municipais da cidade vão participar do concurso. “As crianças aprendem sobre a água nas salas de água. O concurso de desenho instiga a imaginação e criatividade delas fazendo com que tenham uma consciência maior sobre os cuidados e preservação no dia a dia”.

A Secretaria de Cultura, Tieza Marques, parabenizou a iniciativa e sugeriu para os vereadores presentes que o concurso realizado pela SAMAR seja incluído no calendário oficial do município.