Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba

Notícias

SAMAR e Prefeitura realizam ação de Educação Ambiental e Arborização Urbana

Publicado em

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e apoio da SAMAR realizaram nesta quarta-feira (11/10), às 09h, sinalização ambiental e coleta de anuências de plantio para a formação de um piloto de Floresta Urbana em ruas da cidade. A ação faz parte do projeto Verde Azul que objetiva a instalação de placas informativas sobre variadas temáticas ambientais no município. Placas indicando áreas de Floresta Urbana foram as primeiras a serem instaladas, uma na Avenida Alcides Fagundes Chagas, em frente à entrada principal do Parque da Fazenda do Estado e outra na Avenida Saudade, próximo ao cemitério.

Esses dois pontos são considerados referência para de Área de Floresta Urbana, composta por diferentes espécies de árvores que formam verdadeiros túneis verdes que evitam o aquecimento do asfalto, aumentam a umidade local, proporcionam refúgio para a fauna, embelezamento estético entre outros benefícios. Na sequência será iniciado o projeto piloto de implantação de Floresta Urbana em trecho que abrange o quarteirão entre as ruas Cristiano Olsen, Cussy de Almeida, Fernando da Costa e Av. Saudade. Para que no futuro os túneis verdes sejam formados, todos os moradores desse perímetro serão orientados e estarão envolvidos nessa ação. Eles devem contribuir assinando a anuência para o plantio das novas árvores que serão providenciadas pela SMMAS com o apoio da SAMAR.

A ação de sinalização ambiental caracteriza uma modalidade não formal de Educação Ambiental. Com isso, os munícipes devem começar a perceber as Áreas de Florestas Urbanas no município e seus benefícios, de modo que ocorra uma mobilização popular para que esses espaços sejam multiplicados e tenha aumento do interesse na realização de novos plantios, assim como uma maior compreensão da população quanto a importância de preservar o formato natural da copa das árvores, abolindo as podas ornamentais e radicais. Essas ações serão documentadas e enviadas para o Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com o objetivo de contribuir para a certificação de Araçatuba como Município Verde Azul.