Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba

Notícias

SAMAR realiza instalação de redes de esgoto sob rodovia com método não destrutivo

Publicado em

A SAMAR está realizando durante essa semana a instalação de redes de esgoto na travessia da rodovia Eliéser Montenegro Magalhães, bem ao lado do viaduto de retorno e acesso à rua Adelino Gratão, no bairro Chácaras Arco-Íris.
A travessia está sendo feita por método não destrutivo, sem necessidade de interdição de trânsito, com 80 metros de rede de 450 mm. As novas tubulações fazem parte da grande obra de reversão de bacias de esgoto iniciadas em fevereiro deste ano, e interligam a linha de recalque da futura Estação Elevatória de Esgoto Maria Isabel até a Estação Elevatória de Esgoto Santa Isabel; ambas estações ainda em fase de construção.
No total serão construídas quatro novas estações elevatórias de esgoto e implantados 14 quilômetros de novos emissários. A obra de reversão de bacias também vai beneficiar o bairro rural de Engenheiro Taveira, que hoje conta com um sistema de esgoto isolado.
A reversão da bacia da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Isabel, na zona norte da cidade, é considerada uma das obras mais importantes do saneamento em Araçatuba porque vai permitir a instalação de novas industrias em dois distritos industriais do município e a desativação das lagoas de tratamento da ETE Maria Izabel, consideradas insuficientes para atender a demanda de crescimento da cidade.
Atualmente, as lagoas da ETE Maria Izabel recebem 15% de todo o esgoto de Araçatuba. O restante (85%) é tratado na ETE Baguaçu, no outro lado da cidade. Com a reversão, todo o esgoto que hoje chega à ETE Maria Izabel será revertido e encaminhado à ETE Baguaçu, que também receberá melhorias.