6º Concurso de desenho SAMAR

Atenção, criançada! A SAMAR está lançando a 6º edição do Concurso de Desenho Ambiental. O tema deste ano é: "Lixo: não deixe cair pelos canos. Rede de esgoto não é lixeira". Nesta edição, uma grande novidade: Serão premiados, com um notebook, o vencedor de cada série. Então, não perca tempo! Preparamos para vocês algumas informações sobre o tema do concurso e um vídeo que vai esclarecer tudinho. Mas atenção, leiam o regulamento e não percam o prazo das inscrições.

 

Entenda sobre o tema

Ao utilizar a água para lavar roupas, louças, tomar banho e dar descarga cria-se resíduos que começam a formação de esgotos. Ou seja, toda água que saí pelo ralinho e vaso sanitário das casas vai direto para as redes de esgoto.

As redes direcionam toda essa água suja para a Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu (ETE) e lá o esgoto é tratado. Na ETE são retiradas todas as impurezas da água para que ela seja devolvida, limpa, para o rio. Essa água, se não for tratada, polui rios e lagoas, causando destruição dos mananciais e poluição do meio ambiente.  

 

Por que ocorre vazamento de esgoto?

Nem sempre as redes que transportam o esgoto são utilizadas corretamente e isso faz com que aconteça problemas de entupimentos e vazamentos de esgoto.

As redes coletoras são dimensionadas para receber apenas efluentes líquidos (99,9%) gerados pela água utilizada no banheiro, chuveiro, pia da cozinha, tanque e vaso sanitário. No entanto, ainda é muito frequente o descarte de lixo no esgoto. A SAMAR encontra diariamente em suas redes grande quantidade de resíduos sólidos como: garrafas pet, meias, frascos de creme dental, brinquedos infantis, buchas de limpeza, roupas íntimas, aparelhos de barbear, preservativos, chupeta, embalagens plásticas, chinelos, prendedor de cabelo, embalagens de remédios, cápsulas de droga e até garrafas de vidro.

O acúmulo de objetos nas redes provocam obstruções e retorno de esgoto para dentro dos imóveis, provocando mau cheiro e exposição de vetores e pragas urbanas colocando em risco a saúde dos moradores.

 

Por que quando chove ocorre vazamento de esgoto?

Quando se inicia o período de chuvas, é comum a SAMAR registrar grande quantidade,  mais que o dobro do normal, de solicitações de desobstrução de redes de esgoto. Na maioria das ocorrências, o entupimento é provocado pelo uso irregular das redes coletoras, como ligações de esgoto em redes pluviais.

A água da chuva deve ser direcionada para a galeria pluvial e nunca para a rede de esgoto. Caso contrário a água da chuva, junto com o esgoto podem provocar vazamentos, obstruções e retorno do efluente para dentro dos imóveis, já que o sistema não é dimensionado para comportar o volume de águas da chuva.

O mau uso das redes de esgoto  também provocam prejuízos para a SAMAR como o risco de danos à operação e às instalações das redes até os coletores, interceptores e estações de tratamento além do aumento do número de chamadas emergenciais que poderiam ser evitadas com a ausência de lixo e ligações irregulares nas redes.

 

Fique ligado!

Você sabia que a utilização inadequada das redes de esgoto podem provocar prejuízos diretos à população? Isso pode ser evitado com medidas simples no dia a dia.

Utilize corretamente a rede coletora de esgoto e evite prejuízos para sua saúde e meio ambiente:

- Não descarte lixo nas redes de esgoto

- Não jogue resíduos de alimentos

- Águas da chuva devem ser direcionadas às galerias de águas pluviais e jamais para as redes coletoras

 

Serviços da SAMAR

Em média a SAMAR registra cerca de 250 solicitações de desobstrução de rede por mês. Em períodos de chuva esse número chega a quase 400 chamadas.

 Para garantir a prestação de serviços de qualidade a SAMAR dispõe de dois caminhões que possuem tecnologia avançada para manutenção de redes e ramais coletores de esgoto.

Os veículos servem para desobstrução por hidrojateamento de adutores, galerias, bocas de lobo e rede de esgotos, hidrojateamento por alta pressão para limpeza além de remoção de incrustações e gorduras (óleo).

 

Com todas essas informações ficou fácil. Agora é só usar a criatividade e fazer um super desenho. Nos encontramos na premiação.

 

Atenção!

Quem pode participar: Crianças de 6 a 11 anos de escolas públicas e particulares

Inscrições: até o dia 22 de maio de 2019

Premiação: Um notebook para o vencedor de cada série