Ações

O compromisso da SAMAR com Araçatuba se reflete também na realização e apoio a diversos projetos de interesse da comunidade. Aqui você pode conhecer alguns dos projetos e atitudes sociais, culturais, esportivas e ambientais promovidos pela SAMAR. A SAMAR desenvolve ações para estar cada vez mais próxima a você, incluindo projetos de conscientização e preservação do meio ambiente.

 

22/03 I Dia Mundial da Água 

A SAMAR promove ações de Educação Ambiental para colaboradores e população.O Dia da Água marca o lançamento do Concurso de Desenho Ambiental, que recebe milhares de participantes em cada edição.

 

22/04 I Dia do Ribeirão Baguaçu 

SAMAR realiza ações para despertar a preservação da fauna e flora do ribeirão, responsável por 70% do abastecimento da cidade. São realizadas atividades como soltura de milhares de alevinos e distribuição de sementes de árvores frutíferas. O evento tem a participação de estudantes, autoridades locais e população.

 

05/06 I Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente é marcada com a premiação dos vencedores do Concurso de Desenho Ambiental. Também são organizadas atividades de preservação ao meio ambiente, plantio de árvores e mutirões de limpeza às margens dos rios. Um importante evento que acontece durante a Semana do Meio Ambiente é a Expedição Baguaçu. Dezenas de estudantes, ambientalistas, profissionais do meio ambiente, imprensa e órgãos municipais se reúnem em uma trilha às margens do Ribeirão Baguaçu com o objetivo de realizar diagnósticos e promover ações de preservação à esse importante manancial.

 

21/09 I Dia da Árvore e Rio Tietê 

Para superar o déficit de árvores no município, a SAMAR se empenha para deixar Araçatuba mais verde. Este ano foram distribuídas centenas de mudas de árvores para a população. A SAMAR também quer deixar a população mais próxima de suas ações. Através de parcerias, foi realizado o passeio de caiaque no Ribeirão Baguaçu. Mais de 20 caiaques participaram do passeio que percorreu três quilômetros do rio no trecho urbano. As ações voltadas ao meio ambiente se estenderam até as margens do rio Tietê, no local onde a SAMAR capta água para distribuir à população. Na ocasião, foram plantadas mudas de árvores de espécies nativas.

 

Projetos

 

Os caça-vazamentos

 

A SAMAR está levando para as escolas  treinamento,  que ensina os alunos sobre a importância e preservação da água tratada. Uma das maneiras mais eficientes de se evitar o desperdício é combatendo os vazamentos dentro das casas. Um profissional da empresa, devidamente capacitado, ministra palestra e ensina, na prática, os alunos a identificar pequenos vazamentos nas tubulações internas dos imóveis, como por exemplo: se uma torneira precisa de substituição, ou se a válvula da descarga está desregulada e até mesmo se há algum vazamento “escondido”.

 

 

 

Leia sobre o assunto: