Leitura do hidrômetro

A SAMAR conta com uma equipe de leituristas treinados e uniformizados para fazer todo mês a verificação do seu hidrômetro e emitir a sua conta de consumo. Para que tudo fique bem transparente, apresentamos a seguir orientações bem simples, para que você também possa conhecer melhor o equipamento e fazer - ou pelo menos acompanhar com mais conhecimento - a leitura do seu consumo mensal.

 

Entenda seu hidrômetro

Lacre do INMETRO: lacre de segurança que atesta a aferição do equipamento. Não deve ser violado.

 

Código do hidrômetro: identifica o equipamento e suas características.

 

Números pretos: indicam o volume de água que entrou na sua casa, em m3. A SAMAR fatura a água considerando esse volume.

 

Números vermelhos: indicam o mesmo volume, só que em litros. O primeiro dígito registra cada 100 litros de consumo e o segundo dígito cada 10 litros de consumo.

 

Conferindo o consumo (exemplo): você verificou o hidrômetro pela manhã e nos números vermelhos leu 66. Ao ler novamente à tarde já estava 98. A mudança nos números significa que no intervalo das leituras você consumiu: (98-66) x 10 = 320 litros.

 

Detectando vazamentos: feche todas as torneiras da casa e não dê descargas antes de verificar o hidrômetro. Se perceber movimentaçãoo nos números é sinal de vazamento.

 

Calculando o consumo: o número que está no hidrômetro é a leitura e não o consumo. Pelo exemplo a seguir, no mês atual o leiturista marcará 4566. Para fazer o cálculo do consumo é preciso conhecer a leitura do mês anterior, que era de 4539. Então, o consumo do mês é 4566 - 4539 = 27m3, ou seja a diferença das duas leituras, anterior e atual.