Limpeza de caixa d'água

Programe a limpeza de sua caixa d'água com antecedencia. Aprenda o passo-a-passo de como fazer os procedimentos.

 

1-Amarre a boia ou feche o registro do hidrômetro para impedir a entrada de água na caixa ou cisterna. Não agite a água para que a sujeira fique depositada no fundo.

 

2-Retire a água da sua caixa d’água com um balde para utilizar depois, evitando o desperdício.

 

3-Feche as torneiras e tampe a saída do reservatório para a sujeira não entrar na tubulação de água. Depois, abra a entrada de água para enxaguar a caixa com água limpa.

 

4-Deixe entrar um palmo de água limpa e adicione água sanitária, deixando a solução agir por 2 horas (para um reservatório e 1000 litros, coloque 20 colheres  de sopa e, para reservatório de 500 litros, coloque 10 colheres de sopa).

 

5-Limpe as paredes do reservatório com essa solução e retire o excesso acumulado no fundo.

 

6-Ainda com a boia amarrada ou o registro fechado, esvazie o reservatório em seguida, abra todas as torneiras e as descargas para desinfetar as tubulações do imóvel. Lembre-se, essa água poderá ser utilizada para a lavagem de quintais, banheiros e outros pisos.

 

7-Anote a data da limpeza para repeti-la a casa seis meses.

 

8-Solte a boia ou abra o registro do hidrômetro e deixe o reservatório encher.  

 

Verifique sempre o estado de conservação da tampa do reservatório. Lave a tampa com água limpa antes de colocá-la no lugar e feche bem ´para evitar a entrada de materiais indesejáveis.