GS Inima SAMAR publica Relatório Anual de Qualidade da Água
O documento sobre a produção da água e análises de laboratório feitas ao longo de 2022 atesta a qualidade e a transparência dos serviços prestados pela GS Inima SAMAR em Araçatuba
Atestando o compromisso com a qualidade e a transparência dos serviços prestados, a GS Inima SAMAR divulga o Relatório Anual de Qualidade da Água referente à distribuição feita em 2022. O documento está disponível no site da concessionária (http://www.samar.eco.br/relatorio-de-qualidade-da-agua/) e será entregue nos imóveis, junto com as faturas, ao longo do mês. O acesso será feito por meio de QR-Code.
O Relatório Anual de Qualidade da Água apresenta uma síntese do monitoramento da qualidade da água e redes de distribuição com informações detalhadas sobre cada parâmetro analisado, abordando os sistemas Baguaçu, Ipanema/Tietê, Jussara e Copacabana.
Segundo o Relatório Anual de Qualidade da Água, a GS Inima SAMAR fechou 2022 com 19.985 análises realizadas, ou seja, cerca de 1,6 mil análises foram feitas mensalmente com o objetivo de garantir a qualidade da água distribuída em Araçatuba. No mesmo sentido, anualmente, os planos de monitoramento da qualidade da água são revisados de forma a atender aos requisitos estabelecidos no Anexo XX da Portaria GM/MS 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.
A excelência no alcance dos requisitos de qualidade da água aumenta ano após ano, colocando Araçatuba entre as melhores cidades saneadas do País. Para isso, a GS Inima SAMAR coleta água tratada em 473 pontos diferentes para análise e, de hora em hora, em todas as etapas do processo de tratamento.
Além de laboratório próprio, a concessionária ainda conta com análises feitas por laboratórios externos, que também comprovam a qualidade e potabilidade da água.
Mananciais de abastecimento
A GS Inima SAMAR utilizou em 2022 água de dois mananciais superficiais (Ribeirão Baguaçu e Rio Tietê) e dois subterrâneos (poços tubulares profundos no Jussara e Ipanema) para o abastecimento de água. O monitoramento das captações utilizadas é realizado sistematicamente pela concessionária, de acordo com as determinações da Resolução Conama nº 357/2005.