Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba

Notícias

SAMAR inicia entrega do Relatório Anual de Qualidade de Água

Publicado em

A SAMAR iniciou entrega do Relatório Anual de Qualidade da Água referente ao ano de 2017. Serão distribuídos 90 mil exemplares em toda a cidade. Araçatuba tem 76 mil imóveis que possuem ligações de água e esgoto. Esse número inclui os prédios e condomínios, onde muitos têm apenas uma ligação na entrada e as contas são rateadas entre os moradores. Mesmo assim, todos os moradores de prédios e condomínios também receberão os exemplares do Relatório Anual de Qualidade da Água, que está sendo entregue por uma empresa especializada.

O material apresenta o resumo de todas as análises realizadas no ano passado em todos os sistemas de abastecimento da cidade. Em sua totalidade, o relatório comprova que os araçatubenses receberam água de qualidade, já que os resultados atenderam aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A entrega do relatório é o cumprimento do Decreto Federal nº 5.440, de 4 de maio de 2005, que estabelece que as concessionárias devem divulgar informações ao consumidor sobre a qualidade distribuída para consumo humano.

“É importante que a cada morador tenha esse material em mãos, pois é a garantia que a água da sua torneira possui todas as certificações sanitárias e do comprometimento da SAMAR com a saúde e qualidade de vida da população de Araçatuba”, destaca o diretor da SAMAR, Rondinaldo de Lima.

Além disso, a população também receberá informações sobre todos os sistemas de abastecimento da cidade, dos mananciais utilizados para a captação de água e os tipos de processos de tratamento e distribuição da água.

A SAMAR possui rigoroso controle de qualidade da água que distribui, realizando análises bacteriológica e físico-química. São efetuadas coletas em 473 pontos diferentes da cidade. Em média, são realizadas cerca de 1.000 análises mensais. A SAMAR também disponibiliza à toda população o serviço do Laboratório Móvel que realiza a análise da água na casa do morador. O serviço pode ser solicitado, sem nenhum custo, pelo telefone 0800-7702295.

 

Relatório Anual de Qualidade da Água (2017)
Relatório-Anual-de-Qualidade-da-Água-2017.pdf (75 downloads)