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SAMAR reduz perdas de água em Araçatuba e intensifica ações para melhorias dos serviços prestados

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A SAMAR encerrou o ano de 2017 com o índice de perdas de água em 37%. Em cinco anos de atuação no município, prestando serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a concessionária reduziu o índice de perdas de água de 49,6%, em novembro de 2012, para 37% (dezembro de 2017).

O índice praticamente inclui Araçatuba na média nacional de perda de água na distribuição, que é de 36,7%, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2015.

A meta contratual da SAMAR é chegar ao índice de 25% até o ano de 2041 (prazo da concessão no município). Com os investimentos estimados em R$ 100 milhões para os próximos quatro anos, a SAMAR poderá chegar à esse índice antes do previsto.

Na prática, a diminuição de 12.6 pontos percentuais nos índices de perdas permite uma economia de mais de 250 milhões de litros de água por mês, o equivalente ao abastecimento de 40 mil de pessoas por dia.

Para obter essa melhoria, a SAMAR adotou ações como troca de redes,  adoção de novas tecnologias, como automatização de registros e renovação do sistema de hidrômetros, combate a fraudes – os chamados “gatos”, além do controle de nível dos reservatórios, geofonamento – para detectar vazamentos que não afloram na superfície;  treinamento de mão de obra e agilidade nas manutenções de vazamentos com equipes noturnas.

Equipes noturnas

Para agilizar as manutenções de conserto de vazamento e agir preventivamente na identificação de um vazamento, antecipando-se às solicitações dos usuários, desde junho de 2017 a SAMAR está operando com equipes extras que prestam serviços no horário noturno.

Além do combate às perdas, as equipes noturnas atendem casos emergenciais e estão garantindo o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo regulamento da empresa na prestação dos serviços solicitados pela população. A equipe também prioriza obras em vias de grande fluxo de veículos para evitar transtornos de interdições de trânsito em horário comercial.

Em seis meses de atuação, as equipes realizaram mais de 215 ações no período da noite como consertos de vazamentos, manutenções em redes, troca de solo, instalação de til coletor, cadastramento de ligações de água e esgoto e até instalação de novas ligações.

Para agilizar ainda mais o combate às perdas, a SAMAR orienta a população a entrar em contato com o serviço de atendimento assim que um vazamento for identificado. Os serviços de atendimento SAMAR são: 0800-7702295; via Whatsapp 98202-0240; ou pelo site www.samar.eco.br.