O compromisso da GS inima SAMAR com o meio ambiente já está no próprio nome da empresa: Soluções Ambientais de Araçatuba. A GS Inima SAMAR sabe que os recursos hídricos são o maior patrimônio que um município pode oferecer a seus habitantes. E que a gestão responsável desses recursos é fator primordial para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Por isso, durante todo o seu período de concessão, o fator sustentabilidade é ponto de honra! E aí não basta simplesmente fazer a água chegar até a sua casa e o esgoto sair.
Tudo o que a GS Inima SAMAR fizer, vai fazer levando em conta os aspectos ambientais de suas ações. Araçatuba é privilegiada em termos de mananciais hídricos, mas se a gente não cuidar com consciência e inteligência de nossos rios e do aquífero em nosso subsolo, todo esse tesouro pode acabar em muito pouco tempo.
De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a poluição do rio Tietê a partir da cidade de São Paulo já chegou até o município de Barra Bonita, na região de Bauru. Segundo o órgão ambiental, a água tem boa qualidade porque, a partir desse ponto, a maioria das cidades não joga detritos no rio, sendo 75% de seu esgoto tratado.
Por outro lado, o Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero - cerca de 1,2 milhão de km² - está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil, integrando o território de oito estados. Possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1.800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação.
Sabe-se que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por 200 anos. Mas devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural pode se esgotar rapidamente.