Segurança Hídrica no Ribeirão Baguaçu

Recomendações de ações prioritárias para a segurança hídrica do manancial

A segurança hídrica é um tema de grande relevância em todo o mundo, e sua importância é ainda mais evidente em sub-bacias como a do Ribeirão Baguaçu, onde a disponibilidade de água é fundamental para o abastecimento de 50% da população de Araçatuba e para o desenvolvimento dos demais setores usuários do manancial.

Para enfrentar os desafios climáticos e ambientais da região, o Ribeirão Baguaçu é um exemplo emblemático da necessidade de priorizar a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade e a segurança hídrica, realizamos um estudo técnico em parceria com a Brava Engenharia que contempla um grande diagnóstico sobre os usos do Ribeirão Baguaçu, um mapeamento sobre os usos do solo e cobertura vegetal na sub-bacia. Com base nesse estudo técnico, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) construiu recomendações de ações prioritárias de segurança hídrica para o Ribeirão Baguaçu.

De acordo com o estudo, a situação do manancial traz um alerta. No território de mais de 50 mil hectares em que está inserida a sub-bacia hidrográfica do ribeirão, compreendida pelos municípios de Araçatuba, Bilac, Birigui e Coroados, restam apenas 4% da vegetação nativa. A tônica das recomendações reforça o potencial para criar condições do tipo ganha-ganha para os diferentes setores e para a sociedade, tendo como principal lastro a consciência de que esses esforços resultarão de um entendimento de que cuidar da água é uma responsabilidade compartilhada. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba e da Agência Reguladora e Fiscalizadora (DAEA).

O estudo foi lançado em um evento de apresentação realizado no dia 06 de outubro de 2022, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo autoridades, representantes de associações, sociedade civil, estudantes e empresários em busca do mesmo propósito: garantir vida longa ao Ribeirão Baguaçu.

O evento terminou com a assinatura de um termo de compromisso simbólico de cooperação para garantir e preservar o Ribeirão Baguaçu para as futuras gerações.  O documento foi assinado pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Bordes, prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, e prefeito de Bilac, Vitor Botini.

 

Baixe aqui os estudos realizados!

1 - Relatório final do Estudo Hidrico Ribeirão Baguaçu - IDS        2 - Relatório final do Estudo Hidrico Ribeirão Baguaçu - BRAVA ENGENHARIA                                                 

                                                                                          

 

 

Evento promovido pela GS Inima SAMAR apresentou estudo sobre o manancial que abastece Araçatuba

10 mil ÁRVORES

Um dos principais aspectos da segurança hídrica no Ribeirão Baguaçu é a necessidade de conservar e proteger suas nascentes e áreas de recarga. A degradação das áreas naturais ao redor do ribeirão pode resultar na diminuição da quantidade e qualidade da água disponível. Portanto, é crucial promover práticas de conservação da vegetação nativa, reflorestamento e uso sustentável da terra para preservar as fontes de água.

Como ponto de partida, firmamos o compromisso de plantar 10 mil árvores no perímetro urbano de Araçatuba, no trecho em que o rio passa da Marechal Rondon até a captação de água no Complexo Baguaçu. De acordo com o diretor da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira, “Esta é uma pequena parte do que podemos fazer para iniciar as ações de recuperação do Baguaçu e, após a apresentação do estudo e das discussões realizadas, certamente contaremos com a colaboração de todas as entidades envolvidas na gestão desse manancial tão importante para a região”.